Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Como fazer um estado socialista viável?


Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865) combateu seus colegas de pensamento socialista, acreditava que a reforma da sociedade deveria ter como princípio básico a justiça, pois a solução estava dentro do próprio capitalismo. Ele defendia a idéia que poderia ser criado o "capitalismo bom".




Tornando seu país a segunda maior potência militar do mundo, implantar uma ditadura, invadir países vizinhos e tomá-los o poder e implantar o seu sistema?


Imite a Noruega!


Noruega Socialista?????

Em qual universo paralelo?

Estado socialista viável ?

Escreva um livro de ficção ...... lá vc poderá fazer um estado socialista viável ..... mas mantenha-se bem superficial, se começar a se aprofundar muito, nem assim será possivel ....
Um gibi é uma boa alternativa.

TODOS os países modernos tendem a ser social-democratas. Tanto o socialismo quanto o liberalismo laissez faire se mostraram inviáveis. A receita do "Fim da História" é: Capitalismo, democracia e Estado provedor. O resto é pura masturbação mental...


Igualdade social, ampla seguridade social, racionalização econômica, oportunidades iguais para todos, impostos progressivos, pleno emprego e uma grande rede estatal fundamentando tudo isso.

Se isso não é tudo que o socialismo prega em suas bases, podem reinventar a semântica.


A Noruega alcançou a sociedade maís próxima do comunismo ideal foi através do capitalismo. Este é o caminho. A galinha dos ovos de ouro botando muito e o estado comprometido com o progresso social pegando e levando cuidadosamente pra boca do povo.

Fala -se muito em estado "socialista" e em "comunismo" como se fossem a mesma coisa. Não são.

As políticas socialistas só podem adequar-se a um sistema econômico capitalista. Já o comunismo pressupõe uma economia pós-capitalista.

Importante também seria frisar as diferenças entre o socialismo original (deSaint Simon e Fourier, que depois tornou-se socialdemocracia com Kautsky e Bernstein) e o socialismo científico de Karl Marx.


Tanto é possível existir socialismo com propriedade privada dos meios de produção quanto é possível existir liberalismo com propriedade pública dos meios de produção. Tais políticas não são excludentes.

O socialismo é uma teoria reformista do capitalismo, não abolicionista. E ele não se resume a Marx.


Um comentário:

  1. Interessante, e basicamente correto nas premissas, mas um pouco ingênuo nas conclusões. A Noruega, como todos os países escandinavos, tem uma economia sólida já de muitos anos, e uma tradição democrática que, ainda que não seja de domínio geral, é antiquíssima. Fala-se da vez em que um rei sueco da época dos vikings teve que se render à opinião do "thing" (a assembléia popular), e um ancião lhe disse que "o povo é que verdadeiramente mandava na suécia". As razões para a não-implementação de um regime social-democrata pleno são muito mais sociais e psicológicas do que econômicas ou políticas... Corrupção, jeitinho, etc...

    ResponderExcluir

Comentem...

Seguidores

Total de visualizações de página