Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FROTEIRAS DA FÍSICA(EFEITO AHARONOV - BOHM)


"O nosso mundo não é apenas mais estranho do que imaginamos, mas bem mais estranho do que podemos imaginar".

J.B.S. Haldane





Caros/as amigos/as, os físicos quânticos Bohm e Aharonov descobriram um efeito que leva o nome dos mesmos e trata da comunicação não - local. David Bohm, físico estadunidense que desenvolvel a Teoria da Ordem Implicita[ou implicada] será lembrado, sobretudo, por duas teorias científicas, ELAS: A] Deve-se a Bohm a interpretação causal da física quântica; B] E a teoria da ordem implicita no todo indiviso[Leiam Diálogos com cientistas e sábios - Rennée Weber - Editora Cultriz].



De acordo com o site http://www.saindodamatrix.com.br, em 1952, um ano depois de conversas com Einstein, Bohm publicou dois trabalhos resumindo o que mais tarde seria chamada "interpretação causal da teoria quântica", da qual ele diz "abre a porta para uma realidade subjacente, oculta ou, ainda, para um nível sutil de realidade". Ele continuou a refinar e reelaborar suas ideias até´o fim da vida. Em sua visão, as particulas subatômicas, como os elétrons, não são estruturas simples/ antes, são entidades dinâmicas e altamente complexas. Bohm rejeitava que o movimento dessas particulas fosse fundamentalmente incerto ou ambíguo/ elas seguiriam destinos precisos que, no entanto, não são determinados somente pelas forças físicas convencionais, mas também por forças sutis às quais denminou "quantum potencial".


Para Tonomura e Peskin o Q. P. orienta o movimento das particulas fornecendo Informação de ação sobre a totaidade ambiental. Bohm usou a analogia de uma nave guiada por sinais de radar: o radar capta as informações do todo à sua volta e com base nestas informaçãoes determina o movimento da nave no meio. O quantum potencial permeia todo o espaço estabelecendo conexões doretas entre os sistemas quânticos.

Ainda de acordo com o site http://www.saindodamatrix.com.br, em 1959, Bohm e o seu ajudante, o pesquisador yakir Aharonov, descobriram um exemplo importante de interconexão quântica. Elas Verificaram que, em certas circunstancias, os elétrons são capazes de "sentir" a presença de um campo magnético próximo, ainda que estejam transitindo em regiões do espaço aonde a atividade energética é zero. Esse efeito é conhecido como "efeito Aharonov-bohm"[AB]e quando foi anunciado muitos físicos reagiram com deboche. ainda hoje, a despeito da confirmação do efeito em numerosos experimentos ainda aparecem contestações que afrimam, tal efeito, não existe.



Podemos considerar que o efeito AB pode ser exemplificado como se um "spin" de um elétron estivesse de um lado da "via-Láctea" e seu outro "spin" estivesse do lado oposto, quando um fosse movimentado o o utro reagiria no mesmo instante sem nenhuma conexão local. como isso pode acontecer?

Quais as conclusões? Quais as consequências práticoas do efeito AB?

O efeitoAB, tem consequencias filosóficas impressionantes, pois postula como perfeitamente possiveis as comunicações não-locais como as que são definidas pela religião, pois toda comunicação com Deus - Homem é uma comunicação não - local, assim como a oração é uma comunicação não - local . Pois é, a mecânica quântica com seus conceitos estocásticos mostra que, conforme disse J.B.S. Haldane " O nosso mundo não é apenas mais estranho do que imaginamos, mas bem mais estranho do que podemos imaginar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem...

Seguidores

Total de visualizações de página